segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DEPOIMENTO - PRESÉPIO NORDESTINO

Agradeço a mestra por ter inserido em minha vida novos valores

Em 1983, quando exercia a monitoria de História da Arte Brasileira, na Escola de Belas Artes da UFBA., com a professora Vânia Bezerra de Carvalho, o que considerei um privilégio, pois além de enriquecer meus conteúdos, teve uma participação importante na minha carreira profissional: como professor, artista plástico e principalmente ser humano.

Com ela aprendi a pesquisar, pois sempre as suas verificações eram feitas fundamentalmente subjetivas, pois a mesma impunha uma metodologia que nos levava a raciocinar, analisar individualmente e comparativamente as obras de arte, correlacionando-as e sempre levando em consideração aspectos sócio, culturais, históricos, geográficos, políticos e econômicos.

Era um deleite perceber de como a arte estava ricamente associada a esses fatores, que de certa forma não só nos instruía sobre a produção artística brasileira, mas nos dava uma visão ampla das características e formação da nossa sociedade....dos valores culturais, religiosos e políticos, nesses séculos de sua existência.

Por ela fui requisitado a pesquisar sobre a pintura de tetos das igrejas brasileiras, e  mais uma vez não só enriqueci meus conhecimentos sobre arte, mas conheci a Influência e o papel da Igreja Católica na formação da arte e da sociedade despertando em mim uma imensa visão crítica, sobre essas questões.

Mas o mais importante desse relato, diz respeito a algo que considero fundamental no meu crescimento . Com ela aprendi que não devemos nos fechar diante dos nossos achismos, e sim, procurar absorver, compreender e cumprir quando somos requisitados para uma atividade a qual não temos interesse até então, pois nesses momentos a vida nos chama para um crescimento ainda maior.

Como além de professora, Vânia Bezerra de Carvalho, é uma grande pesquisadora, enfocando sobretudo a arte da Bahia, nessa época, fazia uma pesquisa sobre alguns exemplares de presépios significativos da nossa cultura baiana a qual resultou numa grande exposição, na galeria Cañizares, da EBA, e posteriormente num livro.

Neste momento fui influenciado pela mesma a criar um presépio que refletisse a realidade nordestina pois informado dos seus conhecimentos sobre o assunto, compreendi a atemporalidade e a independência de espaço geográfico na representação do nascimento de Cristo, visto que o mesmo, veio ao mundo por uma causa universal.

Inicialmente, no meu íntimo rejeitei, mas bastante influenciado por ela, resolvi enfrentar esse desafio, vencendo minhas limitações no que se referia a preferências e parti pra realizar aquele projeto.

Mais uma vez me surpreendi, descobri no processo de execução uma grande satisfação pois além de utilizar elementos da natureza para criação das figuras e ambientação percebi a riqueza de criatividade que essa arte de conceber presépios nos faz desenvolver.

O resultado deste trabalho foi surpreendente pois além da participação com sucesso dessa exposição, como aluno e artista que estava se formando, foi o primeiro momento que tive visibilidade através da imprensa.

Esse presépio foi uma das grandes conquistas na minha vida profissional, pois através dele ganhei vários prêmios e fui requisitado por inúmeros shoppings centers para apresentá-lo no período natalino.

E assim ao meu currículo, o Presépio Nordestino me concedeu várias graças e vitórias, venci vários concursos por alguns anos:

- 1984: Primeiro lugar no Concurso de Presépios do Shopping Itaigara;
- 1985: Menção honrosa Jovem pesquisador da Ufba.
- 1o. lugar Concurso de vitrines;
- 1o. lugar no 1o. Concurso de Presépios. do Shopping Iguatemi.
- 1985 fui contratado pelo Hotel da Bahia para com ele decorar o seu Hal, nas comemorações natalinas.
Fui convidado pelo Shopping Barra por 2 anos consecutivos. 
Shopping Sumaré;
Shopping Lapa.

Finalizando, que essa minha experiência sirva de exemplo e que repensemos melhor quando formos solicitados para algum empreendimento, pois muitas vezes a vida nos envia anjos bons, como foi a professora Vânia Bezerra de Carvalho, para nos despertar e nos direcionar no caminho certo...o importante é sempre fazermos essa leitura, sem nos prendermos ao contexto no qual estamos inseridos , nos dando sempre o privilégio de vivermos novas oportunidades.

7 comentários:

  1. AMEI. VC. É O MAXIMO, UM VERDADEIRO ARTISTA.
    TUDO COM MUITO BOM GOSTO.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. AMEI . VC. É UM VERDADEIRO ARTISTA.
    TUDO COM MUITO BOM GOSTO.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, fico feliz que tenha visitado e registrado,um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Ernesto Simões, seu Blog está tomando forma...A cada dia as mudanças vão traçando o seu perfil...
    estou amando tudo...
    Sou fã de carteirinha.
    bjs
    Luciete Valente

    ResponderExcluir
  5. MUITO OBRIGADO LUCIETE FICO FELIZ QUE TENHA GOSTADO VISITE SEMPRE PARA VER AS NOVIDADES
    UM GRANDE ABRAÇO
    ERNESTO SIMÕES

    ResponderExcluir
  6. Querido Ernesto, muito obrigada por me "presentear" novamente com mais essa visita em seu Blog...Que trabalho sério, lindo, profundo e iluminado...simplesmente AMEIII...,não só pelo que li e vi mas, pelo que aprendi: "pois muitas vezes a vida nos envia anjos bons, para nos despertar e nos direcionar no caminho certo..." Com toda certeza, você tem sido um anjo bom me despertando...MUITO OBRIGADA!! BJS ILUMINADOS!

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga Rosângela,
    sempre fico feliz com sua visita e seus emotivos comentários, fico feliz em ter te conhecido e desfrutar de sua amizade e grato pela atenção,
    Abraços E bjossssss,
    Ernesto

    ResponderExcluir

AGRADEÇO A VISITA E FIQUE A VONTADE PARA TECER COMENTÁRIOS OU ACRESCENTAR INFORMAÇÕES SOBRE
O TEMA ABORDADO